Conheça as empresas que se destacaram no Mulheres na Liderança

A Schneider Electric foi a empresa que conquistou as melhores pontuações na primeira edição da pesquisa “Mulheres na Liderança”, iniciativa dos jornais Valor e “O Globo” e das revistas “Época Negócios” e “Marie Claire” junto com a ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL). A cerimônia de reconhecimento ocorreu na noite desta quinta-feira, em São Paulo, e reuniu diretores e líderes das empresas que se destacaram em 22 categorias, incluindo os principais setores da economia.

A pesquisa, que contou com apoio metodológico da Ipsos, avaliou políticas, processos e práticas quanto à igualdade de gênero, no âmbito interno e externo, de 165 empresas. Foram investigados os processos de recrutamento, contratação e capacitação. E, o quanto as companhias possibilitam a conciliação entre a vida pessoal e profissional de seus funcionários, assim como a abertura para interseccionalidades de raça, orientação sexual e afetiva, identidade de gênero e deficiência.

A equidade de gênero aparece como um tema prioritário na agenda de 52% dos CEOs, o que se traduz em política formal com metas claras e ações planejadas em 41% das empresas pesquisadas. Mais da metade delas (52%) aderem ao Programa Empresa Cidadã, oferecendo licença maternidade estendida (180 dias) e licença paternidade de 20 dias, e 42% introduziram home office e horários flexíveis para pais e mães que retornam ao trabalho. A despeito dessas ações e intenções, 26% das empresas avaliadas montou uma área dedicada à promoção de equidade de gênero que opera sem recursos próprios e 22% delas estão mais atrás, não contando nem com uma área, tampouco com orçamento.

Entre as ações que destacaram a Schneider Electric como “Destaque Geral” da pesquisa está a prática, assegurada em 2018, da equidade completa de salários entre gêneros e a conquista da meta de ter mulheres em pelo menos 40% das contratações realizadas por ano. Abaixo, confira as companhias que se destacaram em todas as categorias da primeira edição do “Mulheres na Liderança”:

As empresas de destaque terão seus perfis apresentados na revista “Valor Carreira – Mulheres na Liderança”, que circula para assinantes na próxima segunda-feira, dia 12.

Fonte:

Valor Econômico. Conheça as empresas que se destacaram no Mulheres na Liderança. Valor Econômico, São Paulo, 08 de agosto. de 2019. Disponível em: <https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/08/08/conheca-as-empresas-que-se-destacaram-no-mulheres-na-lideranca.ghtml>. Acesso em: 20 de agosto. de 2019.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP