O talento que falou mais alto

São 33 anos trabalhando no mercado financeiro. Hoje, ela lidera 120 funcionários, administra aproximadamente R$ 200 bilhões em patrimônio e comanda a quinta maior empresa de gestão de recursos do Brasil, a Santander Asset Management desde 2006. Luciane Ribeiro, 53 anos, é uma das poucas mulheres na posição de CEO no mercado financeiro no Brasil. Casada e mãe de um adolescente de 15 anos, Luciane começa o dia às 6 horas e raramente encerra o expediente antes das 20 horas.

Economista formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Luciane ingressou no mercado financeiro em 1983, como trainee no BankBoston. Foi efetivada na tesouraria para atender clientes corporativos. Dois anos depois foi para o Banco Safra, onde trabalhou por 20 anos em várias áreas, como Mercado de Capitais, Crédito e Gestão de Recursos de Terceiros, também foi durante muito tempo responsável pela fortuna pessoal dos acionistas, a família Safra. Em 2002, ela assumiu a Safra Asset Management, onde ficou até 2006.

Em 2006 assumiu como CEO para América Latina da ABN AMRO Asset Management.

Luciane faz parte do grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano.

Também busca contribuir para o empoderamento das mulheres, através da sua participação com conselheira da W.I.L.L. e também realiza encontros com um grupo de mulheres para discutir temas ligados à liderança feminina. Participa do programa de mentoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), para o exercício de Conselheiras de Administração.

 

Sobre Luciane Ribeiro:

CEO da Santander Brasil Asset Management. Graduada em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – possui 33 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira em 1983 no BankBoston. Em 1985, foi para o Banco Safra, onde trabalhou por mais de 20 anos ocupando posições como a de responsável pela gestão da fortuna pessoal dos acionistas do Banco Safra; em 2002 assumiu como CEO da Safra Asset Management. Em 2006, tornou-se CEO para América Latina da ABN AMRO Asset Management.

Atualmente é CEO da Santander Asset Management Brasil, membro do Comitê Executivo da Santander Asset Management Holdings em UK e Presidente do Conselho do Fundo Ethical. Além disso, é Vice-Presidente do Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento na ANBIMA e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da ANBIMA, também é Conselheira da W.I.L.L. – Women in Leadership in Latin América, é certificada para Conselho de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), faz parte como membro do Programa de Mentoria da mesma instituição (IBGC) em parceira com Women Corporate Directors (WCD) e (IFC) International Finance Corporation. Participou durante 04 anos de 2011 à 2015 como membro do Board do PRI – Principles Responsible Investments.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP