Dn’A Women - Develop and Achieve

GOLDMAN SACHS, BNP PARIBAS, DEUTSCHE BANK  e UBS com apoio da WILL Women in Leadership in Latin America oferecem curso gratuito de formação profissional para mulheres universitárias

A programação está dividida em cinco módulos: comunicação, finanças pessoais, mercado financeiro, liderança e autoconhecimento

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Dn’A Women – Develop and Achieve, curso gratuito de desenvolvimento pessoal e profissional à estudantes universitárias cisgênero e transgênero. O projeto, que teve início em 2019, foi criado em uma parceria entre os bancos Goldman Sachs, BNP Paribas, Deutsche Bank e UBS, e o objetivo é incentivar a diversidade, equidade e liderança das mulheres no mercado financeiro. Para participar do processo seletivo é necessário ter nível intermediário de inglês e estar cursando qualquer universidade do estado de São Paulo, com a graduação prevista entre o final de 2021 e 2023. As inscrições vão até 22 de julho.
As aulas serão aos sábados, das 10h às 13h, via plataforma online, com início em 15 de agosto de 2020. O Dn’A Women possui 60 vagas e duração de cinco meses de atividades e quatro meses de mentoria pessoal feita por profissionais dos bancos. A programação está dividida em cinco módulos: comunicação, finanças pessoais, mercado financeiro, liderança e autoconhecimento. Além das competências técnicas, o curso visa as habilidades comportamentais, hoje conhecidas como “soft skills”.
Cerca de 75% das alunas da edição passada estão estagiando ou com vagas efetivas em entidades financeiras. “O Dn’A Women foi a porta de entrada para estas jovens ingressarem no mercado. É esse o nosso objetivo. O programa traz conteúdos para o desenvolvimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que apresenta o mercado financeiro como uma opção de carreira”, diz Maria Silvia Bastos Marques, Presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs Brasil. “A diversidade é vital para a nossa forma de fazer negócios. Ao contar com múltiplas maneiras de avaliar uma situação, nos tornamos mais capacitados a inovar, gerenciar riscos e propor estratégias diferenciadas”, completa.

De acordo com Ricardo Guimarães, presidente do BNP Paribas no Brasil, o banco está engajado e comprometido com a questão da diversidade, e gênero é um desses pilares. “A minha chegada à liderança do Brasil aumenta ainda mais esse comprometimento, pois precisamos de mais mulheres em diferentes posições para ascender a cargos-chave”, afirma o executivo. “Inciativas como a do Dn’A Women são essenciais para apresentar e atrair jovens talentos para o mercado financeiro e fico feliz ao ver que a primeira edição já nos trouxe 9 novas colegas para o banco. ”

A experiência de uma das meninas emocionou Sylvia Brasil Coutinho, presidente do grupo UBS no Brasil, quando a jovem confidenciou que estava prestes a desistir do mercado financeiro em função de preconceitos. “Após participar do programa, ela conseguiu perceber que desistir não era a decisão certa e, emocionada, agradeceu pela oportunidade de enxergar novos horizontes”, conta a executiva. “Tive o prazer de conversar com cada uma das meninas durante os encontros e não tenho dúvidas de que foi uma grande experiência para elas, para todas as CEOs, e nossas equipes de mentores. Das 60 talentosas participantes do ano passado, 13 foram contratadas pelos quatro bancos, o que mostra que estamos na direção certa”, comenta Sylvia.

“Estamos vivendo um período de profundas transformações. A diversidade e a inclusão de gêneros, etnias e orientação sexual são cruciais para o que está sendo chamado de ‘novo normal”, aponta Maite Leite, presidente do Deutsche Bank Brasil. “O lançamento do Dn’A


Women, no ano passado, teve grande sucesso e a nova edição está alinhada ao momento e adaptada à realidade virtual, permitindo acesso a mulheres ainda mais diversas em suas histórias e vivências. Este é o legado do projeto: a transformação por meio da inclusão”.
O processo seletivo vai até o dia 04 de agosto e terá três fases – mapeamento de perfil, testes online (incluindo de inglês) e vídeo de apresentação (pitch). O Dn’A Women também conta com o apoio da WILL (Women in Leadership in Latin America), Cescon Barrieu, Grupo Cia de Talentos e Bettha. O conteúdo do programa é facilitado por empresas também lideradas por mulheres como a Serh1, Denise Damiani Consultoria, SHP Treinamentos, Impulso Beta e The School of Life.

Segundo Maria Cristina Cescon, sócia do Cescon Barrieu, o projeto foi adaptado ao universo online em meio à pandemia. “Ficamos muito contentes com os resultados positivos da turma de 2019 e com o fato de mantermos o programa nesse momento delicado. É um orgulho para nosso escritório poder contribuir por mais um ano com o programa Dn’A Women – Develop and Achieve, que está completamente alinhado com os nossos objetivos de promover a diversidade e igualdade de gêneros no exercício profissional”, conta Maria.
“A inclusão das mulheres – principalmente em áreas há muito tempo destinadas aos homens, como o mercado financeiro – é uma batalha de longa data”, diz Sofia Esteves, Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos. “Encontrar talentos que vão transformar o mundo é o que move a Cia de Talentos há mais de 32 anos e, estamos muito felizes de poder contribuir novamente com esse importante projeto”. Sofia conta ainda que, através de ferramentas inovadoras, o processo seletivo da cia irá aliar seleção e educação para a carreira, com foco na jornada de aprendizagem, autoconhecimento e no desenvolvimento comportamental. “Afinal, o cenário atual nunca precisou tanto de profissionais com softs skills bem desenvolvidas para colocarem, de fato, o cliente em primeiro lugar”, explica.

Para Silvia Fazio, presidente da WILL – Women in Leadership in Latin America, o programa ganha força com a nova edição. “O sucesso absoluto da primeira edição do programa nos traz uma expectativa excelente para a segunda edição. Além de ganhar maturidade e credibilidade dentro das instituições apoiadoras, o Dn’A Women se demonstrou uma ferramenta muito eficaz para efetivamente posicionar as estudantes no mercado de trabalho”, conta Silvia. “É realmente uma situação de ganho para todos: as candidatas se beneficiam com o treinamento e oportunidade e o mercado se enriquece com mais diversidade e novos talentos”, afirma.

Impacto positivo na vida das participantes

Jaqueline Dias cursava Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) quando participou da primeira edição do Dn’A Women – – a jovem decidiu mudar de área ao decorrer do curso – – atualmente, faz estágio na divisão de Investment Banking, do Goldman Sachs Brasil. Ela acredita que o universo financeiro é uma carreira desafiadora e dinâmica. “É preciso desenvolver habilidades técnicas e mentais para se destacar nesta área”, diz Jaqueline. “As pessoas com quem trabalho são incríveis, o ambiente é colaborativo e eu não consigo pensar em outro lugar melhor para iniciar minha carreira. ”
Ter a oportunidade de aperfeiçoar as habibilidades comportamentais (soft skills em inglês) foi fundamental para a Beatriz Akamine, aluna de Ciências Contábeis na Universidade Federal de São Paulo, e atual estagiária do banco UBS, na área de Operations Wealth Management. “A marca pessoal foi muito importante para mim. Aprendi a me expressar melhor, além de me dar conta do quanto temos medo de arriscar e que sempre subestimamos as nossas habilidades.”

O programa superou as expectativas das estudantes. “É surpreendente porque me inscrevi no programa para conhecer as CEOs, estava realmente interessada nas histórias delas e de como chegaram onde estão”, explica Jaqueline. “E o Dn’A Women é muito mais do que isso. Não há como medir o quanto aprendi em cada workshop aos sábados e com os mentores. ”

Serviço

Vagas: 60

Inscrições: a partir de 24 de junho a 22 de julho pelo site https://www.atsglobe.com/hotsite/dnawomen2020

Requisito: Necessário ter nível intermediário de inglês e estar cursando qualquer universidade do estado de São Paulo, com a graduação prevista entre final de 2021 e 2023

Início das aulas: em 15 de agosto

Duração: 5 meses

GRATUITO

Sobre as instituições:

O Goldman Sachs Group, Inc. é um dos maiores bancos e gestores de investimentos, títulos e valores mobiliários, além de fornecer um amplo leque de serviços financeiros para uma importante e diversificada carteira de clientes, incluindo pessoas jurídicas, instituições financeiras, instituições governamentais e pessoas físicas. Fundada em 1869, a empresa é sediada em Nova Iorque e possui escritórios nos principais centros financeiros do mundo.

  • O Deutsche Bank é um banco comercial e de investimentos, que fornece produtos e serviços de mercado de capitais, Global Transaction Banking e gestão de patrimônio para clientes corporativos e governamentais e investidores institucionais. O Deutsche Bank é o maior banco da Alemanha, com uma forte atuação na Europa e presença significativa nas Américas e ÁsiaPacífico. O banco alemão atua no mercado brasileiro há mais de 100 anos.

O BNP Paribas opera oficialmente no Brasil desde 1996. A partir de 2010, quando a área de Securities Services entrou em funcionamento, a unidade brasileira passou a reunir diferentes linhas de negócios, tornando-se uma das maiores operações do Grupo em mercados emergentes. Hoje, no Brasil, o Grupo está presente com as áreas de Corporate & Investment Banking, Wealth Management, Asset Management, Seguros (Cardif), Empréstimo Pessoal (Cetelem) e Gestão de Frotas (Arval).

Atualmente o BNP Paribas Brasil po ssui cerca de 1700 colaboradores, distribuídos nos escritórios de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. No Brasil, figura como o terceiro maior banco internacional de investimentos em total de ativos (BRL 43,9bi, Dez/18, Banco Central), oferecendo diversidade de produtos e múltiplas soluções para seus clientes. O BNP Paribas se destaca por sua liderança financeira na Europa e por seu alcance internacional. Hoje o grupo está presente em 73 países oferecendo serviços variados, visando criar sinergias entre negócios e atender as necessidades locais e internacionais de clientes ao redor do mundo.

O UBS fornece assessoria e soluções financeiras para clientes de patrimônio elevado, institucionais e corporativos no mundo todo, bem como para clientes privados na Suíça. A estratégia do UBS está centrada em nosso principal negócio global de gestão de patrimônios e no banco universal na Suíça, reforçado pela Asset Management e pelo Banco de Investimento. O Banco foca nos negócios que têm uma forte posição competitiva em seus mercados-alvo, são eficientes em termos de capital e têm uma perspectiva de crescimento estrutural ou rentabilidade atraente a longo prazo.

O Cescon Barrieu é um dos principais escritórios de advocacia do Brasil. Trabalhando de forma integrada em cinco escritórios (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília), nossos advogados destacam-se pelo comprometimento com a defesa dos interesses de seus clientes e pela atuação em operações altamente sofisticadas e muitas vezes inéditas no mercado. O objetivo do escritório é ser sempre a primeira opção de seus clientes para suas questões jurídicas mais complexas e assuntos mais estratégicos. https://cesconbarrieu.com.br/

O Grupo Cia de Talentos é uma é uma consultoria de educação para a carreira, movida por desenvolver talentos para transformar vidas. Formado pelas empresas Cia de Talentos, Cia de Experts e Bettha. Carrega um orgulho gigantesco por ter promovido e facilitado bons encontros entre mais de 2.000 empresas e milhões de profissionais nos seus 32 anos. O Grupo Cia de Talentos é feito por pessoas com coragem e experiência para inovar, oferecer soluções precisas e orientar profissionais, desde jovens até cargos de alta liderança, a trilharem o melhor caminho para suas carreiras. E é assim que seguiremos, trabalhando para desenvolver talentos para transformar vidas.

Women in Leadership in Latin America – é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e conselhos consultivos em Nova Iorque, Miami, Washington, Bogotá e Londres. O objetivo da organização é apoiar e promover o desenvolvimento de carreira das mulheres na América Latina, reconhecendo suas habilidades e competências, além de estimular as empresas sediadas na América Latina a implementarem programas relacionados com as mulheres e negócios, promovendo o intercâmbio das melhores práticas entre as organizações nacionais e internacionais.

Galeria

CONFIRA ALGUNS TRECHOS DO EVENTO DE 2019

TOP