Conselho WILL

Diretoria

Silvia Fazio

Presidente
Silvia Fazio é presidente da WILL, sócia do escritorio de advocacia global Norton Rose Fulbright. Responsável pela área de M&A no Brasil e América do Sul. Graduada em direito pela Universidade de São Paulo (1994) , LL.M. University of Heidelberg (1996), Mestrado University of Bologna (1998), PhD University of London (2006).

Leila C.B.Braga de Melo

Diretora
Diretora Executiva da Área Jurídica, Ouvidoria, Comunicação e Relações Governamentais do Itaú Unibanco, graduou-se em Direito pela USP, cursou especialização em Direito Financeiro e Mercado de Capitais no IBMEC e Fundamentals of Business Law na New York University em NY, além de ter trabalhado nas áreas de Project Finance e Securities do escritório Debevoise & Plimpton em NY. Há mais de 20 anos no Itaú Unibanco, atua como Diretora Executiva desde 2015. Participou também do programa Women Up – promovido pela McKinsey & Company, Inc., além de atuar como Diretora e Membro do Conselho da WILL Latin America, organização não governamental que promove a discussão sobre liderança feminina nas empresas.

Raquel Novais

Diretora
Sócia do Escritório Machado Meyer Sendacz & Opice Law.

Conselheiras

Alessandra Hazl

Council
Formada em Direito, na Universidade Paulista, com pós graduação em Direito da Empresa pela FGV/SP e em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper/SP. É Regional General Counsel para a América do Sul no Rabobank, responsável direta pelo Departamento Jurídico do Banco Rabobank no Brasil e indiretamente pela coordenação dos departamentos jurídicos dos escritórios da Argentina, Chile e Peru. Está há quase 13 anos no Rabobank e antes disso, trabalhou em banco brasileiro de médio porte e em escritórios de advocacia. Além da área jurídica, há 3 anos dedica-se também às atividades de Diversidade e Inclusão que comçaram a ser estruturadas no Rabobank Brasil, como o grupo de voluntários (Grupo de Diversidade e Inclusão) que hoje se dividem em 4 temas: Gênero, Raça, LGBTQ+ e PCD e atualmente, é coordenadora desse Grupo de Diversidade e Inclusão.

Alessandra Del Debbio

Council
Lidera times jurídicos em multinacionais há mais de 20 anos. É Vice-Presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil, tendo já sido diretora Jurídica da Nokia para a América Latina. Formada em direito pela USP, é especialista em Direito Empresarial pela Sorbonne / Cornell e pela FGV, além de outras especializações nas áreas de Direito Digital e Comunicação Corporativa. É uma das co-fundadoras do movimento “Juridico de Saias”, idealizado em 2009 e que hoje conta com 1700 advogadas do mundo corporativo e que, tem, entre um de seus objetivos, o de mentoras mulheres em suas carreiras. Alessandra também é Conselheira na WILL , Women in Leadership in Latin America, e apoiadora da iniciativa Empower Black Women in Leadership.

Ana Carolina Gentil

Council
Sócia fundadora do Scaramucci Gentil Advogados da área de Infraestrutura, Energia e Project Finance. Ana Carolina de Salles Freire Gentil é graduada em Direito pela PUC – SP e economia pela FEA – USP, e obteve os títulos de MBA pelo Massachussets Institute of Technology – MIT e L.L.M. pela Georgetown University Law Center. Ana Carolina possui mais de 25 anos de experiência, incluindo 17 anos em escritório de advocacia como sócia de TozziniFreire Advogados e três anos como diretora jurídica e de compliance da AES Brasil, onde adquiriu vasta experiência no setor de energia, e concentra sua atuação em projetos de infraestrutura, financiamentos, fusões e aquisições, contratos, societário, governança corporativa e companhias abertas, e compliance. Atuou também em Maryland, Estados Unidos, como Senior Legal Counsel na empresa canadense de software OpenText Inc., elaborando e negociando acordos comerciais em apoio à atividade de vendas no Brasil e na região da América Latina. Além de ter atuado como assessora jurídica em transações comerciais, riscos legais, questões litigiosas, disputas comerciais, assuntos de governança corporativa e monitoramento de mudanças em leis e regulamentos.

Andréa Cruz

Council
Fundadora e CEO da Serh1 Consultoria, com foco em gestão de carreira e construção de equipes, há 8 anos. É palestrante, pesquisadora e transformadora de pessoas, carreiras e organizações e conselheira do Will Women Latam, Capitalismo Consciente e Associação Monte Carmelo. Trabalhando há mais de 25 anos, passando por multinacionais como Unilever, DuPont e Avon, nesta última como head de RH para América Latina, com foco em RH e desenvolvimento organizacional, sempre movida pela paixão de ver o mundo melhor.

Anelise Quintão

Council
Formada em Engenharia Química pela UFMG. Trabalhou na Petrobras por 35 anos. Ocupou diversas funções gerencias nas áreas de tecnologia, exploração & produção, foi head de M&A e nos últimos 2 anos esteve à frente da diretoria de refino e gás natural da empresa. Atualmente ocupa a posição de presidente do conselho do IBP e é membro do Comitê de Diversidade também do IBP.

Angela Serpa

Council
Diretora Executiva de Capital Humano na Prumo. Graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, com MBA Executivo pelo Coppead. Desenvolveu a maior parte da carreira na Andrade Gutierrez, onde liderou o RH após 7 anos de experiência na operação/engenharia. Atuou como Head de RH e Comunicação desde o início da GNA, JV entre Prumo, Bp e Siemens, reconhecida por uma Cultura Organizacional forte e pelas ações de diversidade de gênero.

Carolina Lembo

Council
Consultora em Parcerias Público-Privadas (PPP) Banco Interamericano de Desenvolvimento, Setor de Infraestrutura e Energia.

Cibele Rudge

Council
Obstetra e ginecologista de formação, doutorado pela UNESP e pela Universidade de Tromso, na Noruega. Atuou também como secretária da Comissão de Sexologia da FEBRASGO (Federação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia). Há doze anos trabalha na Bayer e há oito anos é diretora da Farmacovigilância Global. Na multinacional alemã também lidera o All In, Grupo de Afinidade responsável por ações de equidade de gênero.

Cinthia Ambrogi

Council
Formada em Direito e Ciências Sociais, pós-graduada em Contencioso e Arbitragem e possui MBA em Negócios Internacionais pela Universidade de São Paulo, com extensão nas Universidades de Cambridge (Reino Unido) e EMA Lyon (França).

Chieko Aoki

Council
Fundadora e presidente da Blue Tree Hotels - membro do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), Academia Brasileira de Marketing e Academia Brasileira de Eventos. E é vice-presidente do Conselho de Administração do Convention & Visitors Bureau de São Paulo para o biênio 2013-2015.

Cristiane Amaral Teixeira

Council
Sócia-líder da área de Talent da EY para a região de LAS (Latin America South), tem mais de 27 anos de experiência internacional como executiva e consultora. Especialista em estratégia e transformação estratégica, liderou diversos projetos, sempre baseados na transformação através das pessoas, conduzidos no Brasil e internacionalmente. Cristiane está ajudando a construir um mundo de negócios melhor através de ações que potencializem a transformação de cada pessoa e das lideranças, visando uma real mudança estratégica nas Empresas, Comunidade de Negócios e na nossa Sociedade. Humanização Real. Em seu papel, é líder de programas de Diversidade e Inclusão dentro da EY, além de suportar a Estratégia de entidades como ABCD Nossa Casa, REIS – Reunião de Empresas pela Inclusão Social e WILL. Cristiane é Membro da 30%Club, Aliança, através da EY, é associada ao MM360 e Conselheira da WILL desde 2015.

Deborah Stern Vieitas

Council
CEO da Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio), é a primeira mulher a ocupar a função nessa entidade centenária. Com vasto histórico na direção de instituições financeiras, ela esteve à frente das subsidiárias brasileiras de bancos como Caixa Geral de Depósitos, BNP Paribas, e Crédit Commercial de France. Ela também foi Presidente da Associação Brasileira de Bancos Estrangeiros. Atualmente Deborah é membro independente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil. Deborah Vieitas foi eleita pelo jornal Valor entre as 10 melhores executivas do país em 2014 e, foi incluída na lista das 54 mulheres mais influentes da Revista Forbes em Janeiro de 2017. Possui mestrado em Economia Internacional pela Fundação Getúlio Vargas e, em Administração Pública pela École Nationale d’Administration (ENA), além de possuir duplo bachelarado - em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Deborah tem cidadania - brasileira e francesa e, participa do Grupo Mulheres do Brasil, da Women Corporate Directors de São Paulo e da Women WILL.

Erica Barbagalo

Council
VP Jurídica, Patentes e Compliance na Bayer Brasil, e business partner para Divisão Agro – Latam, e vem atuando em jurídicos de multinacionais de diversos seguimentos há mais de 20 anos. Graduada em Direito pela PUC-SP e Mestre em Direito pela USP, participou do MBAE da FDC. Co-fundadora do Jurídico de Saias, atualmente é Presidente da Comissão de Departamentos Jurídicos da OAB-SP e VP da Comissão Especial de Departamentos Juridicos da OAB. Na Bayer, também é membro do Conselho Diretivo de I&D e sponsor do grupo de afinidade para equidade de gênero.

Flávia Coelho Warde

Council
Flávia Coelho Warde é advogada em São Paulo, SP, sócia do escritório Gaudêncio Advogados, nas áreas de Societário, M&A, Wealth Planning, Mercado de Capitais e Fundos de Investimento. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obteve o LL.M. (Master of Laws) pela University of Chicago Law School, fez pós-graduação em Finanças na Saint Paul Escola de Negócios, SP, tem especialização para Conselhos de Administração pelo IBGC, e em Planejamento Patrimonial e Sucessório pela Fundação Arcadas (USP), e é membro do Alumni Club da Universidade de Chicago no Brasil. Trabalhou por mais de 15 anos em escritórios de advocacia brasileiros e norte-americano (em Chicago, IL, EUA) de grande porte, bem como exerceu o cargo de General Counsel da holding do Grupo Abril.

Giselle Luna de Mello

Council
Gisele Luna de Mello é diretora da região da América Latina e Caribe do Corporate & Investment Banking da Wells Fargo. 

Grácia Fragalá

Council
Assistente Social com MBA em Gestão de Pessoas e Negócios – FIA – Fundação Instituto de Administração. Vice Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social, ambos da FIESP e Diretora Titular do Núcleo de Responsabilidade Social do CIESP

Ieda Gomes Yell

Council
Conselheira com 30 anos de experiência no setor de energia, logística e infraestrutura. Ex presidente da BP Brasil e da Companhia de Gás de São Paulo.Senior Visiting Fellow do Oxford Institute for Energy Studies, membro do Conselho Consultivo da FGV Energia. Councillor of the Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain. Conselheira independente de empresas no Brasil, Reino Unido, EUA e França. Recebeu o prêmio Veuve Clicquot Business Woman of the Year 2001-2002

Isabella Vilhena

Council
Membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), e membro da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário da OAB/RJ. Desde Junho/ 2021, atua como Gerente Jurídica (Contratos, Concorrencial, Alianças e Frota) na LATAM Airlines Brasil. Anteriormente, foi advogada associada ao escritório Basch & Rameh, especializado em Direito Aeronáutico, com foco em leasing e financiamento de aeronaves, por quase dez anos.

Jandaraci Araujo

Council
Fundadora da BP9 Business Partners - Empresa que atua no segmento varejista através de E-commerce B2C, Consultoria e Representações.

Jennifer Wendling

Council
Jennifer Wendling é Diretora de Recursos Humanos da Bristol-Myers Squibb (BMS) Brasil. Ela é responsável por traduzir a estratégia de negócios e as necessidades organizacionais em soluções de RH para o país.

Kiki Moretti

Council
Kiki Moretti é fundadora e CEO do Grupo In Press, holding de agências de relações públicas e serviços especializados formada por In Press Porter Novelli, FleishmanHillard Brasil, Media Guide, In Press Oficina, Vbrand, Critical Mass e Davie Brown Entertainment (DBE)

José Márcio Mendonça

Council
In Memorian

Letícia Kina

Council
A Sra. Leticia Rudge Kina é Vice Presidente Jurídica da Ambev. Ingressou na Companhia em 2002 e ocupou diversos cargos, inclusive de Gerente Jurídica, Diretora Tributária, Societária e de Litígios. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, além de possuir MBA Corporativo pela Ambev, especialização em Direito Tributário pela USP e curso de Reputação Corporativa em Stanford.

Luciane Ribeiro

Council
Luciane atualmente é fundadora e sócia da 3V Capital Gestão de Patrimonio Ltda e também é membro do Comite de Investimentos do Fundo de Pensão da ONU nos USA representando a América Latina. Além destas atividades, Luciane é fundadora e conselheira da ong W.I.L.L. - Women in Leadership in Latin America e faz trabalho voluntário como Diretora Tesoureira na UNIBES - União Brasileira-Israelita do Bem-Estar Social uma entidade com 104 anos de atuação no Brasil.

Luiz Pretti

Council
Presidente do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos S.A e da Amcham. Foi Presidente do Banco Cargill e da Cargill Brasil de 2005 até Dezembro de 2019. Pretti é o liderou também, a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina. Adicionalmente, Luiz Pretti, é o membro dos Conselhos de Administração da EZtec S.A, do Grupo Martins e da Alvean Sugar Trading Co. (JV entre Cargill e Copersucar). Membro do Conselho da Turma do Jilo, Projeto Sê-los e parte do Grupo CEO Legacy.(Fundação Dom Cabral). Bacharel em Engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado.

Maria Cristina Sampaulo

Council
Vice-Presidente da Divisão de Gerenciamento de Capital Humano (HCM), Goldman Sachs, Brasil.

Maria Rita Drummond

Council
Maria Rita é diretora jurídica responsável por M&A, Financeiro, Societário, Mercado de Capitais e Compliance das companhias abertas Cosan S.A., Cosan Logística e Cosan Limited desde 2011. Bacharel em direito pela PUC-Rio, com pós graduação em direito civil na UERJ e mestrado pela London School of Economics - LSE (mérito) Desde março de 2019, Maria Rita é Conselheira do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

Marina Guimarães Soares

Council
Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade e Compliance Officer da ArcelorMittal Brasil. Marina Soares é graduada em Direito e em Comércio Exterior, pós-graduada em Direito Empresarial e possui especialização em Contratos Financeiros Internacionais pela Euromoney Trainning Course Cambridge. Ela também é sponsor do Programa de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal Brasil.

Mariana Oiticica

Council
MD Partner no banco BTG Pactual, Chefe de Planejamento Patrimonial e Co-head de Investimento de Impacto, Mestre e Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP.

Nereida Horta

Council
Advogada Tributária, atuou em posições de liderança na PricewaterhouseCoopers e na Cargill, foi Conselheira na 1a. Seção do CARF, formada pela USP, com MBA em Finanças pelo IBMEC - SP, certificação CPA-20 e mestranda pela PUC-SP.

Neila Maria Barreto Leal

Council
Gerente executivo jurídica do Banco do Brasil, professora de Direito Empresarial e mestre em Direito em Relações Internacionais. Membro do Comitê Jurídico da FEBRABAN e Coordenador do Comitê Jurídico ABECS - Associação Brasileira de Cartão de Crédito e Serviços.

Patricia Barbelli

Council
General Counsel da Diageo (PUB), possui mais de 20 anos de experiência na área jurídica e posições de liderança em multinacionais, tais como Diageo, Whirlpool, Bayer e Pirelli. É graduada em Direito pela PUC/SP, MBA pelo Insper e Darden School of Business (USA) e Especializações em Tributário e Contratos. Além disso, é membro do Conselho de Diversidade e Inclusão e sponsor de grupo de afinidade da Diageo.

Patricia Bentes

Council
Com vasta experiência em questões ambientais, sociais e de governança - ASG, Gestão Empresarial e Finanças Estruturadas, Patricia Bentes foi executiva do Citigroup no Brasil e nos EUA por 13 anos e empresária atuante no mercado de capitais e de dívida no Brasil por 10 anos. Desde 2016 se dedica a Conselhos de Administração, com passagens pela VALE, CEMIG, LIGHT, RENOVA e BRASKEM.   É Presidente do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos de São Paulo desde 2019 e membro do Conselho de Administração da CEG - Companhia Distribuidora de Gás do RJ e do Comitê de Pessoas e Governança da Via (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com). Patricia é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Finanças e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e obteve as certificações series 7 e 63 do U.S. National Association of Securities Dealers (NASD) em 1996.

Patricia Ulian

Council
Patricia ingressou na ADM em 2018 na posição de Diretora Jurídica, sendo responsável pela América Latina.  Patricia tem um perfil diversificado, antes da ADM liderou departamentos jurídicos de empresas globais como Cummins, TNT, Syngenta e Nextel. Também trabalhou na Deloitte e em renomados escritórios de advocacia no Brasil. Patricia é graduada, pós‐graduada e mestre em direito pela PUC/SP, possui MBA na Fundação Dom Cabral‐FDC/MG e foi professora universitária de direito tributário. É fundadora do Comitê de Diversidade na ADM e foi sponsor do Grupo de Afinidades de Afrodescendentes na Cummins por 8 anos.

Sandra Boccia

Council
Diretora do núcleo de marcas de negócios da Editora Globo. Estão sob sua responsailidade editorial os títulos Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Auto Esporte e Globo Rural, nas plataformas físicas e digitais; também lidera o maior movimento editorial do Brasil em prol do clima e da sustentabilidade, Um Só Planeta.

Roberta Anchieta

Council
Diretora responsável pela administração fiduciária dos fundos do grupo Itaú, Roberta iniciou sua carreira há mais de 20 anos no programa de trainees da Instituição. Atuou por 16 anos na divisão de gestão de ativos do banco, a Itaú Asset Management. Posteriormente, assumiu a área de gestão de riscos fiduciários, sendo responsável por mais de 4.500 fundos e mais de R$ 1tri. Atualmente Roberta é presidente da Comissão de Administração e Custódia da Anbima e membro do Fórum de Serviços Qualificados da Associação, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira de fundos de investimento.

Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira

Council
Diretora jurídica da Localiza, é advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ela é pós graduada em direito da empresa e da economia pela Fundação Getúlio Vargas, possui L.LM pela Northwestern University School of Law (EUA) e pós graduação em administração de empresa pela J.L.Kellogg Graduate School of Management (EUA), além de cursos de extensão executiva na França, EUA e Brasil.

Teresa Vernaglia

Council
Atuou por mais de 25 anos em posições de liderança em empresas multinacionais na área de infraestrutura de telecomunicações e energia, vivenciando experiências do segmento ao longo de seu processo de universalização.

Theo van der Loo

Council
Fundador e CEO na NatuScience e conselheiro na WILL.

WILL New York Chapter Executive Board

Alejandra Mejia

Director, New York Executive Board
Apoio aos setores público e privado, América Latina Teach for All.

Elis Costa

Chair of New York Board
Diretora Financeiro - Marsh & Mclennan North America.

Fuensanta Diaz Cobacho

NY Executive Board Member
Vice Presidente, Structured Finance, Intesa Sanpaolo, S.p.A

Gisela Porras

NY Executive Board Member
Sócia, Arias & Munoz (ex-Ministra do Comércio e Indústria do Panamá).

John Moncure

NY Executive Board Member
Diretor, Financial Times de Mercados Emergentes da América Latina e Caribe.

Maria Paula Carvajal

NY Executive Board Member
Analista de Risco de Crédito Soberano Sênior para América Latina, Goldman Sachs.

Monica Vidal

NY Executive Board Member
Diretora Gerente, ArcanoUSA

Stephanie Junger-Moat

NY Executive Board Member
Fundadora e Presidente, Karcsi Global LLC.

Clayton Steele

NY Executive Board Member
Advogada especializada em transações transfronteiriças, admitido no Estado de Nova York e na República da Colômbia

Advisory Council Members New York

Jackie Horowitz

New York Advisory Board
Executiva de Projeto, LPCiminelli.

Luis A. Arizaga

New York Advisory Board
Diretor de Aquisições do Macquarie Mexican Infrastructure Fund, Macquarie Mexico Infrastructure Management, S.A. de C.V.

María Fernanda Mejía

New York Advisory Board
Presidente da Kellogg Latin America, Kellogg Company.

Marta Elvira

New York Advisory Board
Professora de Gestão Estratégica e Gerenciamento de Pessoas nas Organizações, IESE Business School.

Reid Andrés

New York Advisory Board
Diretor de Comunicação e Relações Públicas, Telefónica Internacional EUA.

Veronica Westberg

New York Advisory Board
Diretora Gerente, Bank of New York Mellon.

WILL London Council Members

Andrea de Lima Maturano

Council
CEO Invest Bridge do Brasil.

Cláudia Ferro

Council
Diretora da Argento Fine Products Ltd e proprietário da AG FP Marketing. Membro do Comitê da Sociedade Anglo-Brasileira, Londres, Reino Unido; Comitê, Membro do Comitê Britânico Internacional de Captação de Recursos RedCross, Londres, Reino Unido.

Jacqueline Campos

Council
Managing Director da Petrobras Europe

Silvia Pavoni

Council
Jornalista e Editora de Economia da revista The Banker, Financial Times.

Official Volunteers

Andreia Andrade

Voluntária
Gerente Sênior de Tech Consulting na EY Brasil, onde atua programa Women in Tech e no Comitê de Diversidades de Consulting.

Juliana Liano

Voluntária
Estudante de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e trainee no Norton Rose Fulbright.

Karen Pegorari Silveira

Voluntária
Analista de Responsabilidade Social na Fiesp. 

Juliana Pavan Vidotto

Voluntária
Gerente da prática de Construction & Real Estate Advisory Services , EY, Brasil.

Luciene Moraes Querino

Voluntária
Advogada e consultora sênior na prática de People Advisory Services na EY Brasil.
TOP