Trata-se de uma iniciativa que visa identificar e reconhecer as ações implementadas pelas empresas para promover a liderança feminina e a diversidade e inclusão no ambiente corporativo.
As empresas que se adequam aos requisitos mínimos podem se inscrever no site para responder ao questionário e automaticamente estarão contribuindo para o resultado final do estudo.
A pesquisa é destinada a empresas de grande porte (por número de colaboradores ou por faturamento):
Número de colaboradores:
Empresas do segmento de serviços (incluindo comércio): ao menos 100 colaboradores
Empresas do segmento industral: ao menos 500 colaboradores
Faturamento:
A empresa que não cumprir o requisito de número de colaboradores, conforme indicado acima, pode participar da pesquisa se tiver apresentado receita operacional líquida de ao menos R$ 300 milhões em 2021 em suas operações no Brasil
Grupo econômico: pode participar da pesquisa desde que consiga apontar com clareza o setor de atividade principal. Se a opção for pela participação como grupo econômico, nenhuma das empresas do grupo poderá participar isoladamente. Além disso, o questionário deverá ser respondido considerando as políticas, processos e práticas da totalidade das companhias da organização.
Empresas do setor público: empresas de controle estatal e sociedades de economia mista são admitidas na pesquisa. É importante ressaltar que, devido a especificidade das empresas do setor público, estas não poderão ser avaliadas em relação às questões do bloco Recrutamento & Seleção do questionário, que compõe o cálculo do ranking final. As empresas estatais (de controle majoritário estatal e as sociedades de economia mista) serão avaliadas separadamente e, portanto, não poderão ser consideradas no ranking final.
É vetada a participação na pesquisa de entidades do terceiro setor, de filiais ou unidades de negócio de uma empresa, de autarquias ou órgãos de governo e de empresas das áreas de comunicação, de publicidade, propaganda e marketing e de pesquisa de mercado
Além de contribuir para que se obtenha um cenário amplo sobre as questões da equidade de gênero, da diversidade e inclusão e da liderança feminina no país, as companhias que participarem do estudo receberão um relatório analítico detalhado, com informações que permitam a compreensão de sua posição em relação às demais participantes.
O resultado da pesquisa é divulgado de forma ampla, trazendo um cenário geral sobre os temas abordados. As empresas que tiverem as melhores posições serão anunciadas como destaques em uma edição especial do Valor Econômico e em matérias que possam reverberar o assunto em outros veículos da Editora Globo. Da mesma forma, o resultado é compartilhado pela WILL por meio de suas redes sociais, site e de sua newsletter dirigida a um grupo selecionado de executivos.
Todos os dados compartilhados nos questionários são tratados com total confidencialidade, não sendo divulgados individualmente sem a prévia autorização da empresa participante.
A pesquisa foi completamente revisada e atualizada para esta edição, priorizando a objetividade e a praticidade para os respondentes. O tema diversidade e inclusão passa a ser avaliado com maior abrangência. Questões relacionadas a raça/cor e LGBTQIA+ ganham maior peso no questionário.
A plataforma estará aberta para receber os questionários em 27 de setembro de 2022.
*As datas serão conhecidas a partir de setembro de 2022.
O questionário deve ser totalmente respondido na plataforma da pesquisa. Se por
qualquer motivo uma ou mais questões obrigatórias não puderem ser respondidas, a empresa não poderá submeter as suas respostas, e portanto, não poderá ser avaliada no estudo.