Em apenas 7 meses, EBWL se consolida como comunidade para conectar grupos diversos em prol da aceleração da carreira de profissionais negras

Nascido como uma iniciativa da WILL para acelerar o desenvolvimento de carreiras de profissionais negras em cargos de média gerência, o EBWL – Empower Black Women to Senior Leadership tem se revelado muito mais que isso, tanto para as participantes, como para mentores, profissionais e empresas envolvidas. Ao longo desses primeiros sete meses, o EBWL evoluiu e expandiu seus limites, tornando-se um programa de resultados de alto impacto para toda uma comunidade.

Formatada para atender às necessidades específicas dos talentos negros femininos, dentro e fora das empresas, a iniciativa foi customizada para trabalhar os principais fatores que impedem a aceleração das carreiras dessas profissionais, como: baixa autoestima, falta de network, ausência de referência corporativa, de vivência corporativa, e de sponsorship e solidão corporativa.

Sofisticado, o programa é formado por diversos projetos, que visam minimizar os impactos que os vieses raciais podem representar na vivência profissional desses talentos, incluindo: workshops, mentoria, encontros individuais, gestão de comunidades, encontros com profissionais CLevel, entre outros.

Espaço seguro para escuta, elaboração de insights e aprendizados, o EBWL tem proporcionado e incentivado também a troca entre as participantes e profissionais de mercado que já alcançaram o C-Level. Até o momento, foram realizados nove encontros, vários deles com profissionais negras, reforçando a importância da representatividade daquelas que conseguiram atingir o topo e, agora, compartilham, de forma genuína e empática, suas experiências e vivências como inspiração para as participantes que almejam traçar trajetórias semelhantes.

Segundo Andréa Cruz, uma das responsáveis pela coordenação do projeto, a chave do sucesso da iniciativa está na participação ativa das empresas apoiadoras e parceiras, que engajaram profissionais de seus times na iniciativa. O EBWL conta a participação de: Ambev, Bayer, BRK Ambiental, Diageo, EY, Itaú, Machado Mayer, Microsoft, Prumo e Vivo, que não só indicaram talentos para a mentoria, como se comprometeram a disponibilizar executivos de alta liderança para atuar como mentores. O EBWL tem também o apoio estratégico de parceiros como a consultoria EY, o escritório de advocacia Machado Meyer, a agência de relações públicas InPress Porter Novelli e a consultoria de recursos humanos SERH1.

“Baseada na minha experiência no EBWL, posso afirmar que ações como esta são fundamentais para o mercado profissional brasileiro. O programa tem uma grade de desenvolvimento completa e diferenciada, que prepara o profissional em diversos aspectos, por meio da discussão de temas atuais e relevantes, palestras de profissionais de alto escalão, mentorias com C-Level e outras individuais para acompanhamento de cada participante. Posso dizer que, com o programa, me sinto mais consciente, empoderada e preparada para lidar com as questões de mulheres negras, dentro e fora da empresa. Inclusive, o programa me preparou para minha reunião de onbording com a presidenta da empresa, um momento ímpar, em que eu pude colocar em prática todos os ensinamentos recebidos” Katia de Assis Raimundo, Gerente de Facilities – PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil) na Diageo e participante do EBWL.

“Em um país em que 56% da população se autodeclara negra e apenas 5% dos executivos são negros, sendo menos de 0,5% mulheres negras, esse programa é uma esperança de que a mudança do cenário atual possa ocorrer de uma forma mais rápida. Achei muito curioso que, no meu caso, também mulher negra, vários gatilhos foram acionados com suas histórias e como vivenciamos questões semelhantes. O vínculo criado entre nós foi muito forte, de maneira que, em alguns momentos, elas me mandam mensagens entre reuniões para celebrar conquistas que alcançaram, mesmo que seja o posicionamento em uma reunião, o que não faziam anteriormente. A evolução das participantes é notória, bem como a segurança em se apropriar de seus pontos fortes e usá-los a seu favor. Não apenas acredito, mas tenho certeza de que um programa como este poderia ter facilitado meu caminho rumo à liderança executiva! A dinâmica de abrir nossas vulnerabilidades a pessoas que já tiveram um caminho menos facilitado rumo à liderança, bem como passar a ter acesso a um network improvável neste momento de carreira, traz uma grande oportunidade de evolução dos soft skills necessários a um líder.” Roberta Anchieta, Diretora de Administração Fiduciária e mentora do EBWL.

“Essa iniciativa está preparando para o mercado muitas mulheres negras que sabem o que querem, tem senso de pertencimento e ferramentas para chegar lá. Elas (e eu) conseguiremos abrir espaços para que outras mulheres negras também alcancem destaque profissional e tragam inovação na sua atuação, contribuindo para todo o mercado brasileiro. O EBWL proporciona o mapeamento das dificuldades enfrentadas por mulheres negras no mercado profissional e mecanismos de suporte para que as dificuldades se transformem em oportunidades, pois a partir das descobertas dos nossos pontos de melhorias podemos trabalhar para superá-los. Considerando o histórico da população negra no país e que apenas no ano em que nasci nós, pessoas negras, começamos formalmente a ser sujeitos de direito através da Constituição Federal de 1988, fomos profissionais que não estávamos em espaços de poder e decisão, sendo que nossos conhecimentos e capacidade crítica de pensar e resolver problemas é um ativo que o mercado ainda desconhece. Diversidade é inovação! Mais mulheres negras em posições de liderança culmina em maior produtividade do negócio e possibilidade de incorporar ao trabalho em equipe toda riqueza e multiplicidade de valores, experiências, desafios e êxitos. Assim, com a ascensão profissional de Mulheres negras o mercado profissional tem a oportunidade de cumprir sua função social, inovar e transformar a sociedade”. Ana Carolina Lourenço, Advogada Pleno do Contencioso Cível no Machado Meyer Advogados e participante do EBWL.

“A EWBL, é uma iniciativa inovadora e completa, além de nos proporcionar as ferramentas e conhecimentos que necessitamos para conseguirmos alcançar um cargo Clevel, o programa conta com profissionais competentes e apoio psicológico para nos ajudar a enfrentar todos esses desafios. O maior diferencial do programa para mim, são os encontros com executivos C-Level, oportunidades onde conseguimos compreender como é o dia a dia de uma executiva de liderança e ver que é possível chegarmos lá. Esse processo de aceleração de carreia tem contribuído muito para a ampliação do meu network. Sem dúvida a iniciativa é pioneira nesse formato e só dessa forma o mercado profissional brasileiro conseguirá ampliar o número de mulheres negras em cargos de liderança. O EBWL vai além da teoria e nos proporciona praticar todos os aprendizados que estamos tendo nessa jornada. Que outras mulheres negras tenham essa mesma oportunidade!” Cleila Teodoro, gerente Comercial na VHD prime soluções em Informática e participante do EBWL.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP