Orgulho de pertencer

Prezados leitores, há muito tempo, temos usado esse espaço para incentivar o debate social acerca dos desafios que ainda precisam ser enfrentados para alcançarmos a tão necessária e urgente equidade de gêneros.

Hoje, quero propor um exercício diferente a todos vocês. Na luta diária para identificar os gaps, propor e, efetivamente, promover a mudança, muitas vezes nos perdemos e deixamos de admirar a beleza da jornada que nos trouxe até aqui, assim como esquecemos de revisitar e celebrar os inúmeros avanços conquistados por meio da atuação conjunta dessa comunidade.

Sim, nosso pequeno e organizado grupo tem exercido, com comprometimento, vontade e uma boa dose de resiliência, o importante papel de apontar os déficits e incentivar a discussão para a inclusão de mais mulheres no mercado de
trabalho, em geral, e, principalmente, na liderança executiva.

Indo além, conseguimos ampliar o debate e expor a insatisfação com temas complementares e ainda pouco valorizados, como o impacto dos vieses inconscientes no dia a dia das organizações, que acabam contribuindo para reforçar comportamentos machistas e misóginos que se refletem na concentração do poder entre os homens; as condições e expectativas desiguais, que fazem com que as mulheres sejam mais cobradas e tenham carreiras que se
desenvolvem em ritmo mais lento; ou ainda temas relacionados ao universo feminino que precisam ser olhados sob a perspectiva da equidade entre gêneros como maternidade, jornada dupla, etarismo, menopausa, os desafios enfrentados pelas mulheres pretas, entre tantos outros que nos atrevemos a colocar em pauta.

De passo em passo, construímos um legado. E é sobre essa herança que eu gostaria de propor uma reflexão. São 10 anos de WILL. E, nessa década, enfrentando inúmeras barreiras, conseguimos mobilizar tantas empresas e tantos
líderes para se engajarem nesse enfrentamento diário e contínuo, conquistamos muitas vitórias em campos relevantes e, sem dúvidas, podemos dizer que já deixamos uma marca no país.

Nossas ideias evoluíram e, graças a muita perseverança, se converteram em iniciativas de sucesso. A partir do entendimento de que existe a necessidade de levar o tema para além do círculo feminino, embarcamos os homens na discussão e essa provocação gerou dois projetos bastante interessantes: o evento ‘Convidando os homens para o debate’, que nasceu da vontade de compartilhar desafios e também ouvir o outro lado para, juntos, promovermos a mudança; e o podcast ‘Homens da nossa Época’, uma série de conversas conduzidas por mulheres que convidam executivos a revisitarem seus comportamentos, tratando de suas dificuldades e fortalezas como aliados da causa.

Com o objetivo de compreender melhor o cenário das mulheres na alta liderança executiva no país, fechamos parceria com importantes players da área de comunicação e de pesquisa para desenvolver um amplo mapeamento de mercado. Assim, lançamos a Pesquisa Mulheres na Liderança que, ao longo de cinco edições, vem traçando panoramas, identificando fragilidades e reconhecendo boas práticas para que as empresas possam balizar suas iniciativas para inclusão feminina e equidade de gênero.

Ainda formatamos dois programas de aceleração de carreira muito inspiradores. Um para jovens estudantes e recém-formadas que desejam desenvolver suas habilidades no mercado financeiro, o DN’A Women, em parceria com importantes instituições financeiras globais. E outro que tem o objetivo de alavancar a jornada profissional de mulheres negras em níveis de média gerência para que atinjam cargos de alta liderança executiva, o EBWL – Empower
Black Women to Senior Leadership.

Analisando em retrospecto, temos muitos motivos para nos orgulharmos e muitas conquistas para celebrar e o faremos ao longo deste ano. Queremos que cada uma das pessoas que fazem parte dessa comunidade se orgulhe em pertencer e se reconheça nos avanços que alcançamos até aqui. Ainda há muito a ser feito e tenho certeza que, inspirados pelo legado que já construímos, temos potencial para ir muito longe, cada vez mais fortalecidos pelos novos aliados que se juntam à WILL durante a jornada.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP