PELA MANUTENÇÃO DE 2 MULHERES NO STF

A WILL – Women in Leadership in Latin America, entidade que congrega mulheres líderes nas mais diversas áreas da sociedade civil e que tem por objetivo o apoio e a promoção da mulher às posições de liderança na sociedade, em suas diversas dimensões política, social e econômica, lança a campanha #Por2MulheresnoSTF e abaixo-assinado para a nomeação de uma mulher como substituta da Ministra Rosa Weber para o Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha não tem conteúdo político ou filiação partidária, simplesmente tem como propósito evitar um grande retrocesso histórico para as mulheres no Brasil, com a perda de uma das duas únicas cadeiras ocupadas por mulheres no STF.

O cenário de desigualdade de gêneros no STF merece cuidado e pede medidas urgentes e imediatas. São apenas duas ministras para um total de 11 ministros, o que contrasta com a superioridade populacional do gênero feminino em relação ao gênero masculino e, também, com as estatísticas de superioridade numérica da mulher nos bancos das faculdades de direito no país.

Com tantas mulheres, providas de enorme capacidade, experiência, notável saber jurídico e reputação ilibada, que vêm se preparando para o momento em que possam ser consideradas para substituir as poucas ministras com assento na Suprema Corte, a indiferença em relação à equidade de gênero e aspectos de diversidade, como critérios para esta nomeação, tem o efeito de um triste retrocesso. O retrocesso é tão mais amargo quando se observa que o próprio Presidente Lula foi quem, em 2006, nomeou a segunda mulher à Suprema Corte. A retirada desta cadeira e sua devolução a juristas homens, aos quais tantas já estão destinadas, equivaleria a dar com uma mão e tomar com a outra, em menos de duas décadas.

A diversidade de gênero e raças nas lideranças institucionais é um valor contemporâneo, prestigiado pela Constituição da República (art. 3º I e IV e 5º.), e pelas instituições democráticas, pois permite maior justiça e representatividade sociais.

Sendo assim, o que a sociedade espera deste Presidente é a destinação de uma terceira cadeira às mulheres no STF e jamais a supressão da segunda.

Essa acertada decisão não apenas trará equilíbrio em termos de equidade de gênero, mas também fortalecerá os pilares de diversidade e inclusão, que devem servir aos valores fundamentais de uma sociedade democrática e justa.

Campanha #Por2MulheresNoSTF

Com o intuito de incentivar o debate e contribuir para a mobilização social acerca do tema, a WILL lança a campanha #Por2MulheresNoSTF, que movimentará as redes sociais da organização e contará com uma petição online para recolher assinaturas de cidadãos, que, assim como nós, compreendem a relevância do assunto para a luta em prol da equidade de gêneros no país e desejam expressar sua indignação frente ao iminente risco de perdermos esse importante espaço conquistado pelas lideranças femininas dentro do sistema judiciário brasileiro.

Contamos com o engajamento de todos os conselheiros e aliados da causa para ajudarem a reverberar essa mensagem. Há muitas formas de apoiar!

Acompanhe as redes sociais da WILL e compartilhe o conteúdo que será divulgado nos próximos dias, marque o nosso perfil nas publicações que fizerem, para que possamos reverberar entre nossos seguidores, e não se esqueçam de usar a hashtag da campanha Por2MulheresNoSTF

Compartilhe com seus contatos!

Link para assinar a petição online:
https://chng.it/Zgftft88NK
Instagram: @latamwill
Facebook: WillLatimAmerica
LinkedIn: WILL Women inLeadership in Latin America

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP