Jaqueline Dias cursava Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) quando se apaixonou pelo mercado financeiro. Mudança de rumo? Pode até ser, mas na vida de Jaqueline é ela quem toma as rédeas da situação. Após ler uma reportagem sobre o Programa Dn’A Women, ela vislumbrou a tão sonhada oportunidade para materializar asua paixão. E deu certo. Jaqueline foi uma das 60 universitárias selecionadas para participar do programa, que tem a duração de quatro meses. Além de muito aprendizado e troca de experiências, o Programa Dn’A Women abriu as portas para um estágio no Banco Goldman Sachs. Confira a entrevista:

  • Conte um pouco da sua vida e como surgiu seu interesse por uma carreirano mercado financeiro.

Sou de uma família muito humilde, meu pai é analfabeto, tenho seis irmãos e perdi minha mãe aos 15 anos. Cresci na zona rural do Espírito Santo e estudei em escola pública. Sempre fui a melhor aluna da escola e a mais esforçada também. No primeiro ano da faculdade, trabalhei na área de Risco de uma startup e meu chefe me convidou para fazer um curso rápido de Contabilidade. Acabei me apaixonando por Finanças e comecei a estudar por contra própria para entender mais sobre o mercado. Acredito que o setor financeiro é bastante desafiador porque é preciso desenvolver habilidades técnicas e sociais, como estabilidade emocional e resiliência para se destacar e se adaptar ao dinamismo constante. É uma curva de aprendizado exponencial.

  • Como foi sua experiência no Programa Dn’A Women?

Eu me inscrevi no Programa para conhecer as histórias dos CEOs. Porém, percebi que o Programa oferece muito mais. Não há como medir o quanto aprendi em cada workshop e com cada pessoa que conheci durante o Programa. Cada minuto me ensinou algo. Aprendi a ter uma visão completa da área de Finanças e do mercado financeiro como um todo, a fazer o gerenciamento de meus objetivos, além de maneiras para melhorar os relacionamentos com colegas de trabalho.

  • Quais foram seus aprendizados com os mentores?

Foram vários os aprendizados, pois eu estive cercada de feras, como os meus mentores Hélio Souza, do BNP Paribas, e Flávia Ferro, do Goldman Sachs. Eles foram gentis e sinceros sobre minhas capacidades, de modo a me estimular a focar em meus objetivos. Aprendi inúmeras lições com eles, entre as quais destaco: ‘não importa quem você é ou de onde você veio, pois as pessoas gostam de quem consegue resolver problemas’; ‘você não precisa falar sobre suas realizações de maneira humilde e tenha orgulho das suas conquistas’ e‘acredite que você é capaz e merece suas notas e seu cargo profissional’.

  • Quais foram os seus maiores desafios?

É um processo muito competitivo conquistar uma oportunidade e é ainda mais difícil quando você não se enquadra no perfil esperado. Sou de origem humilde, portanto, todos os pré-requisitos foram desafiadores: a obrigação deter proficiência em inglês, a preferência por estudantes das melhores universidades e até mesmo a maneira como me visto ou falo podem nortear a decisão do entrevistador. Por outro lado, todas as dificuldades me fizeram sentir mais orgulho ao conquistar essa oportunidade.

  • Ao fim do Programa, como tem sido sua experiência profissional?

Ingressei recentemente no Goldman Sachs, onde trabalho no departamento de Banco de Investimento. As tarefas são dinâmicas e desafiadoras e estou cercada por profissionais competentes, que desenvolvem seu trabalho com excelência e de forma colaborativa. Eu não conseguiria pensar em uma área melhor para iniciar minha carreira. É a realização de um sonho!

O objetivo do Dn’A Women – Develop and Achieve é capacitar e qualificar estudantes universitárias, residentes no Estado de São Paulo, para apoiar e promover o desenvolvimento de suas carreiras e conhecimentos básicos sobre o mercado financeiro. A iniciativa é uma parceria entre os bancos Goldman Sachs do Brasil, Deutsche Bank, BNP Paribas e UBS Brasil, com o apoio da WILL, Bettha, Cescon Barrieu e Grupo Cia de Talentos.