WILL forma primeira turma em programa para aceleração de carreiras de líderes negras

Com foco em mentoria, o EBWL foi especialmente desenvolvido para aumentar a representatividade de mulheres afrodescendentes em cargos de alta liderança executiva no país.

Segundo dados da última pesquisa Mulheres na Liderança, a população feminina ainda é minoria no ambiente corporativo no Brasil. Considerando cargos de liderança, esse percentual cai drasticamente, mas, ao olhar especificamente o grupo de mulheres negras, nota-se que a questão é ainda mais urgente.

Pensando em contribuir para reverter este cenário, e com o propósito de ampliar a diversidade e acelerar a ascensão de mulheres negras à cargos de liderança, a organização sem fins lucrativos WILL – Women in Leadership in Latin America formatou, com apoio da consultoria especializada em gestão de carreira e cultura organizacional, SERH1, um programa especialmente direcionado para o desenvolvimento de talentos em níveis de coordenação e gerência.

A primeira edição do EBWL – Empower Black Women to Senior Leadership, teve início em outubro do ano passado e reuniu 21 participantes, 50 mentores, 12 palestrantes e 10 empresas em torno de um único objetivo: alavancar a carreira de mulheres negras para a conquista de cargos de liderança executiva.

Durante 11 meses, as profissionais foram acompanhadas por uma dupla de mentores, responsáveis por guiá-las nesta trajetória de autoconhecimento e empoderamento profissional, e passaram por uma intensa programação que incluiu 270 horas de mentoria, 170 horas de encontros individuais, 29 horas de workshops, 9 horas de encontros com executivos C-Level, em mais de 236 sessões de mentoria.

Customizado para as necessidades e características deste público específico, a equipe responsável mapeou os entraves que costumam impedir o crescimento profissional de talentos negros e desenvolveu uma grade de conteúdo e atividades que engloba aspectos comportamentais e técnicos, divididos em temas como: autoconhecimento, comunicação, gestão de produtividade, gestão de risco e finanças.

“Estamos muito satisfeitos com a forma como o projeto se desenrolou. Temos acompanhado a questão da diversidade, com recorte específico de mulheres negras na liderança, há algum tempo e entendemos a necessidade de uma ação efetiva, que se materializou com o lançamento do EBWL. E os resultados dessa mobilização foram surpreendentes”, comenta, Silvia Fazio, presidente da WILL.

No decorrer da jornada de capacitação, além do feedback positivo das participantes e seus mentores, o grupo pode vivenciar a ascensão de nove profissionais que se movimentaram para novos cargos, sendo uma delas para oportunidade de trabalho internacional.

“Foi sem dúvidas uma jornada intensa e a muitas mãos. As participantes puderam aprender com seus mentores e vice-versa. Muitos mentores conseguiram ampliar sua visão e passaram a compreender melhor uma série de barreiras sociais e culturais que estão intrínsecas na trajetória e na vida dessas profissionais. Neste sentido, entendemos que a sensibilização e o apoio psicológico que tivemos durante todo o programa foram um grande diferencial, assim como os encontros com presidentes de empresas, incluindo executivas negras e não negras. Os resultados foram inúmeros.
Entre eles, podemos destacar 42% das participantes que se movimentaram na carreira neste período”, conta Andréa Cruz CEO da SERH1 e uma das idealizadoras do programa.

Entre as speakers que participaram do programa, estão nomes como: Andrea Janer, CEO da Oxygen; Jandaraci Araújo, CFO da 99 Jobs; Lisiane Lemos, LinkedIn Top Voice e Forbes Under 30; Monalisa Gomes, diretora executiva, membro de conselho e palestrante; Silvia Fazio, presidente da WILL e sócia do escritório Norton Rose Fulbright; Tereza Vernaglia, CEO da BRK; Suelen Marcolino, Diversitity, Inclusion and Bleonging Program Manager EMEA & LATAM at LinkedIn; Paula Lindenberg, CEO da Diageo; Vânia Neves, CTO da Vale; Leila Melo, VP do Itaú; Roberta Anchieta, diretora
do Itaú.

O EBWL – Empower Black Women to Senior Leadership abrange profissionais e empresas de toda a América Latina. A primeira edição da iniciativa foi realizada garças ao apoio e engajamento de empresas como: Ambev, Prumo, Itaú, Diageo, Vivo, BRK, Machado Meyer, Microsoft, EY e Bayer.

Companhias interessadas em apoiar e participar da segunda edição do programa podem ter outras informações e entrar em contato no site da WILL: https://www.latamwill.org/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
TOP